terça-feira, 6 de abril de 2010

Humildade

A reverência feita entre os participantes Dourado e Dicesar, no último sábado, no programa BBB10, da rede Globo, foi um momento que emocionou. Mesmo não sendo o programa mais recomendável para se assistir, o ato simbólico serviu como exemplo digno de ser seguido. Depois de se digladiarem por semanas a fio, acolhendo sugestão do apresentador Pedro Bial, os dois como os antigos lutadores japoneses ficaram frente a frente e se curvaram um ao outro, num sinal de respeito, humildade e perdão. Podem falar mal do programa, eu também falo às vezes, mas a cena foi bonita. Lembrou que todos são iguais e que, não importa quem vença, ao final dos combates a vida continua.
Nada impede que se reconheça o valor do adversário e, muito mais importante, que se reconheça que mesmo tendo motivações diferentes, não podemos deixar a arrogância ditar as regras de nosso comportamento. Quantas coisas seriam evitadas, quantas lutas desnecessárias, se as pessoas soubessem cultivar a humildade. “Ninguém é mais do que ninguém e nem menos”, disse em sua crônica da semana passada o Adão Martins. Foi o que pregou o sacerdote na missa de Domingo de Ramos, quando em sua homilia relembrou que Jesus entrou na cidade de Jerusalém montado num jumento e não em um brioso cavalo. O jumento significa humildade, obediência, mansidão. O maior homem do mundo, uma pessoa humilde. A humildade é reverência pelo Universo, pelo outro ser humano. No yoga existem posturas que ensinam e representam a humildade. É verdade que anda meio esquecida nesses tempos de tanta pomposidade, de aparências, onde se vale mais quando se é muito importante do que quando se é apenas humano...
Uma pausa para refletir e recomeçar, é o que nos proporciona a Semana Santa. Um momento de introspecção. Que possamos parar alguns minutos essa correria louca iniciada no final do ano passado, atravessando todo o verão, as férias, o início de ano e o carnaval. É chegada a hora de se colocar a caminho mais uma vez, se possível com as forças renovadas. E com a consciência de que a humildade é, sim, uma virtude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário