terça-feira, 26 de janeiro de 2010

A "Educação" só é completa quando o cidadão conhece os seus direitos...

Onde é que se aprendem as primeiras lições de cidadania? Aliás, o que é cidadania? Para começar, podemos dizer que cidadania é o indivíduo no pleno gozo dos direitos civis e políticos de um Estado, ou no desempenho de seus deveres para com este. É a pessoa como participante na vida de relações, na vida civil (dia a dia), na escola, no trabalho, na sua profissão, o espírito crítico para o bem comum. Todos tem, ou deveriam ter, direito de acesso à cidadania, à vida, saúde, segurança, estudo, trabalho e à justiça. Mas sabemos que não é bem assim. Hoje em dia, a crescente inversão de valores gera a necessidade de auxiliar na formação dos nossos jovens e conscientizá-los de seus direitos e deveres.
Respondendo a primeira pergunta, parece óbvio dizer-se que é em casa que se aprende, em primeiro lugar, a noção de cidadania. O segundo lugar é a escola. Contudo, algumas escolas localizam-se em locais denominados áreas de vulnerabilidade social, ou seja, áreas violentas, carentes de segurança e de tudo que se possa imaginar. Para levar aos estudantes as primeiras noções de cidadania, principalmente a estes que residem nessas áreas, a Ordem dos Advogados do Brasil desenvolve o projeto “OAB vai a Escola”. O projeto pretende atingir, além dos estudantes, suas famílias e a comunidade em geral, propiciando a ampla conscientização da sociedade sobre seus direitos e deveres. A todo direito se impõe, por decorrência, uma obrigação. O projeto busca colaborar na formação do cidadão consciente, crítico e responsável, o que resultará em equilíbrio entre direitos e deveres. A cidadania exercitada faz com que se torne algo normal o compromisso de obediência à lei, com trabalho, com esforço, com respeito aos demais, com as diferenças sociais, religiosas e étnicas, na busca do progresso pessoal, profissional e social harmonioso.
Sapiranga recebe, nos próximos dias 26, 27 e 28, o Fórum Social Mundial, com a temática focada em debates no âmbito da educação. A OAB/Subseção de Sapiranga não poderia deixar de se fazer presente, integrando-se ao evento com o painel “Educação para a Cidadania” – “Projeto OAB vai a Escola”, que ocorrerá no dia 27 de janeiro, quarta-feira, às 16h30min, no Espaço Diversidade do Parque do Imigrante. Para tanto, foram convidados os palestrantes Drª Carmelina Mazzardo, Presidente da Comissão da Mulher Advogada, e o Dr. Jacson Zanini Sausen, advogado militante em Sapiranga. Convidamos toda a comunidade a prestigiar as palestras, inscrevendo-se no site www.fsm10.org .
A participação no Fórum Social Mundial cumpre um dos objetivos da OAB, enquanto instituição, que é promover a cidadania, proporcionando a reflexão e o debate, bem como a perspectiva de propostas que apontem para a construção de uma sociedade mais justa e menos desigual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário