sábado, 20 de novembro de 2010

Coração, juventude e fé...

O estudante é alguém por dentro do que acontece no mundo. Quem não estuda está “por fora” de tudo. Foi mais ou menos isso que ouvimos, meus colegas de 8ª série e eu, de uma professora, no final dos anos 70. Naquela época a obrigatoriedade do estudo era relativa e por isso havia alguns jovens que às vezes se desviavam e sem mais nem menos, abandonavam a escola. Uns para ir trabalhar, outros para fazer nada ou sabe-se lá o que. Mas a professora tinha visão e procurava incentivar os alunos a concluírem seu aprendizado. Para a maioria, porém, nem passava pela cabeça a ideia de não mais frequentar as aulas. Tinha-se uma convicção de que estudar era a única maneira de ser alguém na vida. Para muitos, era mesmo. E nos apegávamos com unhas e dentes à oportunidade de poder estudar numa escola pública, mesmo com todas as dificuldades que havia.
Hoje, a lei é bem mais severa e existe punição aos pais que não mandam seus filhos menores à escola. Com isso, busca-se uma valorização da educação.
Mas a alma dos jovens é diferente. Sempre foi. Tem sede de futuro, anseia por novas experiências, quer protagonizar mudanças e conquistar a independência. Tem fé na humanidade. Por vezes, deseja se rebelar, desviar o seu destino.
A questão é que nem sempre damos o devido valor às coisas, na hora em que as estamos vivendo. Assim, o arrependimento de não ter estudado pode aparecer muito tempo depois, um longo tempo, que poderá até ser recuperado, mas que foi preciosamente perdido...
A vida é uma escola e passamos o tempo todo aprendendo. Porém, a frequência a um lugar em que a realidade é atualizada e esmiuçada diariamente, onde mestres e alunos convivem num ambiente de companheirismo e camaradagem, dividindo percepções, idéias e opiniões e, porque não, sonhando com um futuro melhor, só vem a enriquecer a vida. É a magia do saber... Talvez porque o estudante se sinta em igualdade de condições com seus pares. Todos com objetivos a alcançar. Amizades que se leva prá vida. Lições que podem frutificar. “E há que se cuidar do broto, prá que a vida nos dê flor e fruto...”

Nenhum comentário:

Postar um comentário