terça-feira, 22 de setembro de 2009

Ideais e papéis

Por que uma advogada, que gosta de escrever, não escreve apenas sobre assuntos jurídicos, ao invés de se bandear pela seara da filosofia e afins? Não há uma resposta definitiva. O fato é que nesta vida desempenhamos tantos papéis, que às vezes nem nos damos conta do que somos capazes. Tudo se resume a papéis. Alguns exercemos bem, outros nem tanto. Ser pai ou mãe é um papel perante a família, assim como ser médico, advogado, professor ou policial é o papel de alguém diante da sociedade. Temos o papel de filho, como também o de vizinho, estudante, amigo, irmão, colega, chefe, enfim... O que fazemos e com quem interagimos é um “papel” que desempenhamos naquele momento. Não se trata de simplificar as coisas, mas se pararmos para pensar, não é um fato?
Quantos papéis temos, ao longo de nossa vida? Quantas faces são necessárias para que nos desloquemos por entre todos os compromissos e atribuições diárias? Muitas faces, muitos papéis... Um a um, devem ser cumpridos. E, percebam, muitas vezes, diversos papéis ao mesmo tempo. O indivíduo pode pertencer a diversos grupos e em cada grupo exercer um papel. Por vezes, pode haver tantos papéis e tão diferentes entre si que, executados pela mesma pessoa, poderão proporcionar oportunidades para um conflito em potencial. A flexibilidade e a capacidade de ajustar-se a mais de um grupo fará com que sejam enfatizados os aspectos favoráveis de um papel, bem como elaborados os pontos mais controvertidos ou dissonantes. Por isso, nem sempre a principal ocupação de alguém é o seu papel principal nesse mundo.
Aliás, no palco da vida há que se aprender a atuar. Não há ensaio, é tudo ao vivo. Pode haver improvisos, mas é preciso um roteiro e cada um faz o seu. A crítica? Sim, ela existe, é outro papel. Como também a platéia. No frigir dos ovos, todos são atores e todos são espectadores. Então, o mundo é um grande palco e a vida o maior enredo.
E os ideais? Bem, isso é conversa para a próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário